quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Trekking em Monte Verde "Pedra Redonda, Pedra Partida e Selado" com direito a onça na trilha rs

O Wéll e a tropa Sem limites estava com planos para realizar a travessia Serra fina no feriado de 7 setembro, mas o Wéll não pode ir com o grupo porque o seu trabalho não permitiu e logo partiu para o plano B, porque ele teria dois dias de folga"quinta e sexta" e me convidou para ir até chácara dos seus pais em Toledo-MG e de lá ir para Monte Verde fazer um trekking, como não conhecia o esporte queria muito conhecer aceitei de cara, mas fiquei preocupada porque não tinha os equipamentos e o Wéll me falou não se preocupe eu tenho equipamento para os dois, porém ele salientou só dessa vez rs, porque se você for picada pelo mosquitinho da montanha trata logo de providenciar seus equipos e com todo esse amor e carinho kkk acrescentou que não seria mais Sherpa no próximo trekking rssss e assim se propôs a me apresentar para o mundo do trekking.. O Wéll convidou a Cris para nos acompanhar, mas infelizmente ela não pode ir por causa do trabalho, pois a mesma iria trabalhar na sexta-feira...
Eu arrumei uma pequena mala rss e estava super ansiosa esperando o Wéll passar na minha casa e assim saímos as 0:00 horas rumo a Toledo, chegamos s 2:00 da manhã e beliscamos umas bolachinhas e fomos dormir, estava muito frioooooooo.. Combinamos de acordar as 9:00 na quinta-feira, mas isso n o aconteceu, porque estávamos muito cansado e levantamos as 10:30 por conta do cheiro de café que o pai do Wéll acabara de passar, o Wéll foi arrumar a mochila e eu fiquei conversando com a mãe do Wéll na varanda e apreciando a paisagem local, a mãe do Wéll me aconselhando a não ir, porque eu não tinha o menor jeito de quem gosta de andar e dormir em barraca com um super mega frio rss ela me achou com carinha de "Paty" total e não botou a menor fé na minha pessoa kkk eu só escutava o Wéll rindo dos conselhos da sua mãe rsssssss..


             Euzinha na chacára do Wéll pronta para o Trekking "a mochila foi só para posar para foto" rs

 
Mochilas prontas saímos da chácara por volta das 12:25. Teríamos pela frente 12 Km de estrada de terra e mais 16Km de asfalto para chegarmos a Fernão Dias, onde seguimos mais 2Km até Extrema e retornarmos sentido BH. Cortamos Camanducaia e chegamos a Monte Verde por volta das 13:50.


                                                   Entrada de MOnte Verde
                                                                  


A cidadezinha de estilo alpino encontrava-se lotada, nos obrigando a perder mais de 25 minutos para atravessar a avenida principal onde as madames passeavam usando botas longas com saltos de mais de 20 cm e acompanhadas com seus poodles com corte de pelo engraçado, de contra partida os homens se ostentavam com seus veículos importados e usavam um vestuário com um mix de MIB (Homens de Preto) e Motociclistas por conta de seus sobretudo, óculos escuro e suas jaquetas e botas de couro. A caminho do Star Café onde se tem acesso tanto quanto ao Platô/Pico do Selado e Pedra Partida/Redonda nos  deparamos com um tiuzinho que passeava com sua potente L200 brilhando mais que carro de concessionária e andava a 20 Km por hora para não sujar o bendito carro assim segurando os demais carros que viam em sua traseira, o Wéll comentou a coisa tá ficando complicada por essas bandas. Até ai tudo bem, quando o Wéll parou o carro no ponto onde se inicia as trilhas as 14:20 já me veio o "INFELIZ" de um flanelinha querendo ganhar dinheiro as nossas custas, perguntou onde iríamos e o Wéll educadamente respondeu: "Vamos para a Pedra Partida, Redonda e depois subiremos para o Pico do Selado e voltaremos amanhã". O INFELIZ responde: É proibido acampar aqui, e em todas as áreas acima de 1300 metros de altitude, que ali era muito perigoso, que as trilhas eram muito cansativas, que já tinha resgatado gente morta lá em cima e bla bla bla e bla bla bla, em fim quis tocar o terror. Quando o Wéll abriu o porta malas do carro para pegar os bastões de caminhada e a mochila de ataque o INFELIZ viu a cargueira e o restante dos equipos e falou: "Más podemos conversar assim que vocês voltarem da Pedra Redonda, acho que não vai ter problemas em vocês acamparem lá em cima". O Wéll só limitou a responder o seu sermão com o intuito de ganhar dinheiro com um irônico "tá",e eu peguei o cel do "infeliz" por educação, pegamos as nossas coisas colocamos na mochila de ataque e demos as costas ao INFELIZ e partimos as 14:30 para nosso primeiro objetivo, a Pedra Partida.O inicio da trilha se dá à frente de onde se deixa os carros, terá um placa indicando para a esquerda Pedra Partida / Pedra Redonda, a trilha não tem nenhuma dificuldade e em 20 minutos chegamos a Pedra Partida.


                                                        Início da Trilha





No cume de Pedra Partida era possível observar a Pedra Redonda envolta pela neblina, tiramos algumas fotos e retomamos trilha para a Pedra Redonda as 15:00.
Neste ponto da trilha encontramos um casal de gringos e umas madames usando seus belos Nike’s Shox de trocentas molas com cachecol e mais um monte de badulaques, muito engraçado a cena. O Wéll me perguntou se podia apertar o passo para chegarmos mais rápido ao nosso destino e eu respondi que sem problemas, voltamos para a trilha principal e tomamos sentido a direita para quem está descendo da Pedra Partida. Passamos por alguns pequenos mirantes mais a visibilidade era nula devido a neblina, encontramos um casal e depois mais um grupo de emperiquitados descendo da Pedra Redonda, em 45 minutos de caminhada chegamos ao nosso destino o cume da Pedra Redonda porem a neblina impossibilitava qualquer visual, tiramos algumas fotos, fizemos um breve lanche e as 16:00 regressamos a trilha.


                                        Euzinha escalaminhando                                       
                                            
                                                         Pedra Redonda             

                        O Wéll no cume da Pedra Partida e ao fundo Pedra Redonda

                                    Euzinha na Pedra Redonda 

                          Hora do lanche no cume da Pedra Redonda 

                          Euzinha posando de palhacitos

                            Euzinha no Platô da Pedra Redonda
 

Descemos em ritmo forte paramos apenas em um portal de pedras que é um bom lugar para acampar, cabe umas 2 ou 3 barracas de 2 pessoas, ultrapassamos o grupo dos emperiquitados e as 16:30 chegamos ao carro embaixo de uma forte garoa (previsão do tempo era para céu com nuvens e sem chuva rs), comemos um lanche no carro, o Wéll me perguntou se eu estava cansada e eu respondi que não tinha dado nem  para soar, pois as aulas de Muay Thai ajudam em meu condicionamento.  As 16:50 decidimos sair do carro mesmo ainda com uma fina garoa para darmos continuidade com o roteiro, enquanto o Wéll colocava a cargueira nas costas apareceu um simpático cachorro que veio em sua direção, Wéll brincou com ele e perguntou: E ai vai acampar com a gente, mais como sempre os cachorros não  respondem quando converso com eles, com esse não foi diferente, e o mesmo permaneceu em silêncio.

                                       Euzinha pronta para iniciar a Trilha



                                                   Meu Sherpa rs 

                        Nosso amigão e anjo da Guarda
                                                         


Iniciamos a trilha as 17:00 agora sentido ao Pico do Selado, tocamos o amigável cãozinho inúmeras vezes mais o mesmo não deu ouvidos a nossa recusa de sua companhia, chegamos em um mirante onde tivemos um belo visual (o primeiro do dia) em meio a neblina e nuvens carregadas tivemos a possibilidade de ver um belo e inusitado por do sol, os raios alaranjados do Astro Rei saia de meio as nuvens carregadas e iluminava as montanhas no horizonte.
Regressamos à trilha e em alguns minutos passamos pelo Chapéu do Bispo não subimos no mesmo porem estava garoando e a pedra escorregava igual a sabão, as 17:35 chegamos ao Platô e por conta da densa neblina não dava nem se quer para ver a silueta do Selado, tiramos algumas fotos e rumamos para o inicio da trilha onde colocaram novamente uma placa indicando o Pico do Selado juntamente com sua altitude, até lá foi inevitável alguns escorregões na rocha molhada, adentramos a trilha juntamente com nosso amigo cãozinho.


                                O sol entre nuvens 

                                             O Astro Rei

                                              contraste
                                                         
                              Início da Trilha Pico do Selado


  
O inicio da trilha estava cheio de poças d’água e como eu estava sem calçado impermeável o Wéll ia indicando onde deveria pisar para evitar encher o pé de água, assim dificultando uma rápida progressão. Ao chegarmos na segunda clareira logo após o inicio da trilha, foi inevitável o uso da Headlamp pois a neblina cinzenta tornava o fim de tarde escuro e sombrio, as 17:50 não se enxergava mais de 5 metros a frente e a noite já havia caído. Seguimos em frente, o cãozinho, Wéll e eu respectivamente, o engraçado era que o cãozinho andava uns 5 metros, parava e olhava para trás, a luz da Headlamp refletia nos olhos dele parecendo duas luzes verde neon, quando chegávamos perto ele andava mais alguns metros até sumir na neblina, parava olhava para trás nos esperava até chegarmos nele, o cãozinho não saia da trilha e a cena foi se repetindo durante todo o trajeto, passamos por um pequeno mirante que não dava para ver nada abaixo da pedra por conta da densa neblina, o cenário parecia um mix de Sexta Feira 13 com Bruxa de Blair.



                                     Cena "Bruxa de Blair"

 Segundo o conhecimento do Wéll daquela montanha estávamos a poucos minutos da parte onde se sobe pra uma laje rochosa que nos leva a parte superior da montanha, foi quando o cãozinho não fez seu ritual por completo, ele parou, ergueu as orelhas e seguiu em disparada, a poucos metros a trilha fazia uma curva para a direita que sumia por de trás da mata, foi ate onde a neblina e a luz da Headlamp nos possibilitou enxergar, o cão disparou em silencio entrando na curva da trilha, foi quando começamos ouvir um ronronado que vinha depois da curva da trilha, não parecia ser o do Garfield, muito menos o do gatinho da minha avó. Eu seguia atenciosamente aos passos do Wéll, foi quando ele parou, para tenter ver o bicho e o cãozinho, mais não conseguiu ver nada. Por um breve momento o Wéll pensou que poderia ser um gato do mato ou até mesmo uma jaguatirica, más quando o cãozinho começou a latir alucinadamente o bicho começou a rosnar e a urrar, ai o Wéll se  deu conta que não era nenhum dos dois, pois o urro era muito alto e grosso, o mato começou a chacoalhar, galhos se quebravam, uma barulheira assustadora dos bichos, pelo visto o cãozinho tinha o intuito de espantar o felino e por sua vez o felino de atacar o cãozinho, pelos sons era nítido perceber que o cãozinho estava entre nós e o felino. O único pensamento que nos veio na  cabeça foi "FODEU!!!",o  Wéll respirou fundo, manteve a calma e me falou "Volta", e eu perguntei a ele: "O que é isso (num tom de medo)??" E ele respondeu: "algum bicho!!".Imediatamente eu acatei o seu meu pedido e fomos voltando andando bem rápido, a barulheira foi ficando para trás, depois de uns 2 minutos o cãozinho parou de latir e não se escutava mais nada na mata alem de nossos passos. De repente escutamos um animal trotando em nossa em nossa direção, ai o Wéll falou: " Agora sim FODEU, AZEDOU O PÉ DO FRANGO GERAL, o felino comeu o pobre coitado do cãozinho de prato de entrada agora seremos o prato principal". Mais quem se apresenta surgindo da cinzenta e densa neblina foi o valente cãozinho com um semblante de assustado, porem era possível ainda escutar a vegetação se movimentando lá atrás, parecia que o bicho vinha se aproximando de ponta de pé (na verdade patas). O cãozinho novamente tomou nossa dianteira, mais a frente a trilha some (quem já andou por lá sabe em determinados pontos a trilha vira como se fosse um pequeno bosque de chão todo batido sem a trilha propriamente dita), era nítido que a trilha continuava a direita, porem o cãozinho foi para a esquerda, parou e ficou olhando para nós, deu um latido, ameaçou a correr e parou (tipo me sigam), na hora penssamos: "Esse cãozinho não tá aqui por mero acaso e resolvemos segui-lo"  Wéll me falou para a esquerda, siga cachorro!! Andamos uns 60 metros fora da trilha num vara mato considerável, o cãozinho novamente seguia seu ritual, andava 5 metros parava e olhava para trás, más agora bem rápido, mais a frente entramos na trilha novamente (na verdade a trilha seguia para a direita, depois serpenteava para a esquerda o que nós fizemos foi seguir um linha reta e regressamos na trilha mais a frente), passamos pelo mirante e seguimos em frente em passos apertados, com o cãozinho sempre em nossa frente chegamos a primeira clareira onde seria uma boa área de camping, porem muito encostado na mata, e não queríamos ter uma possível visita do felino a noite. Decidimos subir até o Platô, chegando lá por volta das 19:30, procuramos um lugar o mais plano possível para montar a barraca.

  O cãozinho ficou atrás da barraca em uma parte mais alta da encosta, com olhos fixos na saída da mata, preparamos para o jantar uma suculenta feijoada onde tivemos que dividir em três, pois o cãozinho se apresentou educadamente e ficou nos observando enquanto jantávamos, separamos um pouco da feijoada e umas fatias de pão e demos para o bravo animalzinho.Enquanto isso o céu abriu, a neblina já não existia mais e fomos presenteados com um típico céu mineiro forrado de estrelas, era possível observar as cidades acesas no distante vale que se apresentava a nossa frente, porém a temperatura caia rapidamente chegando a 4°C, arrumamos toda a bagunça e nos recolhemos por volta das 20:40. Rapidamente eu entrei em um sono profundo. Por volta das 23:00 o tempo fechou novamente e juntamente com uma densa neblina veio uma forte garoa e para completar as interferis de nossa pernada uma forte ventania começou a açoitar nossa pequena barraca, hora a tela juntamente com o nylon da barraca encostava em nosso rosto, hora as varetas levantavam da rocha torcendo a barraca, hora sacudia todo o sobre-teto parecendo que o mesmo ia voar, e foi assim até as 6:00 da manhã. No meio da madrugada a mínima foi de 1.8°C com umidade do ar de 100% (estávamos praticamente dentro de um aquário rs). dando uma de Paty em MOnte Verde kkkk
        Euzinha feliz minutos antes do ataque da Onça q medaaa rsss
                                                             

 
Montamos a barraca, porem como estávamos em cima da rocha não tinha como fixar os espeques, lembremos que a placa que indicava o Pico do Selado estava encostada em uma pilha de pedras, pegamos emprestado todas as pedras (depois devolvemos no local oK?!?!).


                     Euzinha achando que sei montar a barraca rs


          O Wéll preparou a feijoada e eu lavei a louça rs


                                A Barraca armada rs



As 6:15 o Wéll decidiu sair da barraca para tirar a água do joelho,o cãozinho não se encontrava mais por lá, a visibilidade era nula, não se enxergava mais que poucos metros alem do avance da barraca, em alguns minutos surge uma janela na densa neblina, nos possibilitando deslumbrar algumas montanhas e um belo mar de nuvens no horizonte, o Wéll me chamou e sem pestanejar o frio me coloquei para fora da barraca para poder apreciar meu primeiro amanhecer nas montanhas, com certeza não era bem o que eu queria ver, más para quem ia ver nada alem de neblina gostei da paisagem que se descortinava com o sol aquecendo as nuvens dos vales mais profundos e as mesmas bailavam ao se dissipar, foi possível observar a silueta do Pico do Selado. Tiramos algumas fotos e em menos de 10 minutos a janela se fecha por conta de uma ventania que começa a soprar da outra vertente da montanha e com sigo carregando uma densa neblina. Tomamos nosso desjejum e começamos desarmar acampamento, o vento era muito forte e tínhamos que tomar cuidado, pois tudo saia voando, por conta de um descuido tivemos que correr atrás da barraca que foi carregada pelo vento. Arrumamos toda a bagunça, recolhemos nosso lixo e as 7:30 regressamos para o carro ao meio de uma forte e úmida neblina que ia perdendo sua intensidade conforme perdíamos altitude, no caminho logo quando saímos do Platô era possível observar na lama pegadas de cães e outras pegadas "felinas" bem maiores indicando a existência dos bichos por ali.


  Logo depois que passamos pela caixa d’água quase no fim da trilha o cãozinho surge do meio da mata todo eufórico e contente pulando com suas patas no  peito do Wéll e enlameando todo seu anorak, eu também recebi um caloroso bom dia e fiquei enlameada tambem. As 8:00 já estávamos no carro, rumamos para o centro de Monte Verde que graças a Deus ainda estava vazio, paramos em um Café para saborearmos um Capuccino e um Pão de Queijo,  tiramos umas fotos na frente do Café e rumamos para a chácara em Toledo onde descansamos o restante da tarde saboreando um delicioso churrasco na companhia dos pais do Wéll. Infelizmente como o que é bom dura pouco, retornamos para a selva de pedra as 20:00.
                Foto tirada de dentro da Barraca q frioo..


                                      Visual do Platô


                          Silueta do Pico do Selado



                       Euzinha contemplando a Paisagem


                                    Visual do Platô

              Bonecão do posto tá maluco tá doidão rss
                                                                 

                         A hora de ir embora snif..snif..

Meu primeiro Trekking foi bom demais, adorei e com certeza será o primeiro de muitos que quero fazer.. Eu recomendo está prática para todos, aprendi a valorizar ainda mais a natureza, companheirismo e dar menos importância para coisas pequenas;;Lugar lindo.realmente Deus existe!!!! Wéll obrigado por ter me apresentado ao mundo do Trekking. Fui picada pelo mosquitinho da montanha e não vou parar mais..hehehehehh

                                 A principal rua de Monte Verde 

                            Euzinha chique e o Wéll Brega segundo suas palavras rs


                                 Euzinha dando uma de Paty em MOnte Verde

Um comentário:

  1. nossa ta chique em daqui a pouco escreverá um livro rsrsrsrsrsrs de Biomédica há lutadora , escaladora e agora escritora .....quem diria .....vai mexer ....bjim Francine

    ResponderExcluir